Estrutura

Atenção com as pontes

Na Sanga Funda, nova ponte está sendo construída, e no Areal, antigo pontilhão de madeira será reformado

Paulo Rossi -

O trânsito está interrompido em pelo menos duas pontes em Pelotas. Na Sanga Funda, as obras de requalificação da avenida Ildefonso Simões Lopes agora erguem uma nova estrutura de concreto para a via. No loteamento Vasco Pires, no Areal, um pontilhão de madeira na Estrada do Cotovelo precisou ser interditado após parte do madeiramento cair com a passagem de um caminhão no dia 17 de agosto.

No caso do Areal, a Estrada da Granja, que passa pelas charqueadas, está sendo utilizada como alternativa para o tráfego de veícuilos. O trajeto, no entanto, praticamente triplica a distância. Na Sanga Funda, enquanto não é reinstalada a estrutura, o caminho é pela rua Angelino Dias dos Santos (Travessa 5), localizada nos fundos da UBS Sanga Funda. A distância percorrida não sofre grande alteração.

Na Sanga Funda
Na Zona Norte, o prazo dado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é até o dia 18 de outubro. "A nova ponte será de concreto, de mão-dupla e com travessia exclusiva para pedestres", explica o secretário Paulo Morales. A obra atende a uma reivindicação antiga da comunidade, que demonstrava preocupação com possíveis acidentes em função do péssimo estado da antiga estrutura de madeira. Na manhã desta terça-feira (28), equipes do Sanep trabalhavam na retirada de uma adutora do local. Antes disso, a tubulação passava por baixo da ponte. No novo projeto a adutora será deslocada para uma das laterais. Moradores ficaram o dia inteiro sem água devido à intervenção. A previsão da autarquia era de normalizar o serviço até a noite.

pr3517

Obras alteram o cotidiano da comunidade. (Foto: Paulo Rossi - DP)

Os 51 anos morando na Sanga Funda fazem Mara Duarte recordar que a antiga ponte era um problema mal resolvido há muito tempo. Ela mora a cerca de cem metros da obra e comemora a melhoria. "Eu ficava preocupada com os ônibus que passavam em cima daquela ponte", confessa.

De acordo com a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rachel Mello, Zelair Aguiar, os alunos do turno da noite enfrentam dificuldades ao atravessar a obra. No escuro, eles precisam descer barrancos de terra e atravessar um pequeno riacho. Por causa da situação, as aulas noturnas devem terminar mais cedo, às 20h.

No Vasco Pires
A Estrada do Cotovelo, extensão da avenida João Gomes Nogueira, no loteamento Vasco Pires, está interrompida há dez dias. Conforme o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Jeferson Dutra, a passagem de um caminhão fora dos trilhos danificou parte da madeira que compunha a passagem utilizada por veículos e pessoas. Hoje estão apenas troncos que serviam para estruturar o pontilhão.

Na manhã desta terça, nenhuma equipe trabalhava no local. No entanto, Jeferson garante que a SSUI já trabalha na manutenção da ponte. "Estamos trabalhando no corte de árvores para montar a estrutura em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural", informou. O secretário acredita que o serviço será concluído em até 15 dias, dependendo das condições climáticas.

pr3516

Morador atravessa diariamente entre os troncos da antiga estrutura. (Foto: Paulo Rossi - DP)

O jardineiro Luís Fernando Rodrigues, de 53 anos, passa de bicicleta praticamente todos os dias pelo local. "Hoje tive que ajudar outro senhor. Eu levei a bicicleta e ele foi caminhando", explica, apontando para as toras que restaram da antiga estrutura. Morador do Getúlio Vargas, ele atalha pela Estrada do Cotovelo. "Está perigoso, mas eu preciso passar", disse, enquanto se preparava para seguir o caminho pedalando.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Últimos dias da campanha de vacinação Anterior

Últimos dias da campanha de vacinação

Mais atendimento para a radioterapia Próximo

Mais atendimento para a radioterapia

Deixe seu comentário